𝐃𝐞𝐬𝐦𝐞𝐦𝐨𝐫𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐁𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥𝐢𝐞𝐫𝐚

 

Bate o Machado !!!


𝐀 𝐂𝐚𝐩𝐨𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐞 𝐚 𝐝𝐞𝐬𝐜𝐫𝐢𝐦𝐢𝐧𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥

    Se pararmos para pensar sobre Capoeira no século XXI, ainda temos algumas barreiras para ultrapassar, primeira delas é questão da associação a tudo de negativo e conotação que maior parte dos brasileiros dão a luta capoeira as matrizes africanas e sua ancestralidade no contexto nacional. O Racismo ainda persiste, quando olhamos pelo prisma sociedade, ainda na ideia elitista e embranquecida, a Capoeira sobre descriminação, o maior preconceito persiste na herança colonial provocada pelo escravismo, daí a Capoeira como arte e resistência se sobressai, e nos revela um diálogo que vai além dessa falta de memória do povo brasileiro, uma arte transdisciplinar, que envolve corpo, mente e cultura físico regional, e musicalidade; pois trata de regionalidades, do caráter peculiar de cada região e canto do Brasil.

    Justamente, a Capoeira Regional, como uma matiz, diferenciada em seu estilo único, feita pela junção do batuque(luta ancestral afro-brasileira)  com a capoeira primitiva, que nasce essa forma de visão de mundo- que a Capoeira Regional preconiza o ato de doar-se, o cuidado entre seus praticantes, e as tradições e os ritos, contidos em cada forma cultural de expressão- da festa do batizado, da puxada de rede, do samba de roda e do maculelê- nasce uma filosofia de vida.

Ataque "meia lua frente"- defesa "cocorinha, guarda baixa"
𝐄𝐯𝐨𝐥𝐮𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐋𝐞𝐠𝐚𝐝𝐨

Tradicional "Roda de Capoeira"- patrimônio histórico
    Criador desse legado Manuel dos Reis Machado- o mestre Bimba- como é conhecido no mundo da capoeiragem; e seus mantenedores seu filho mestre Nenel e mestra Nalvinha- e o mestre ao qual sigo o legado, a saber- Mestre Mascote- que nos dá força para transmitir o legado na evolução da Capoeira Regional e não deixar cair no esquecimento- através dos registro que deixamos em livros, internet e redes sociais.

Orquestra- Charanga- dois pandeiros e um berimbau

    Essa falta de memória do brasileiro coloca a Capoeira num patamar de inferiorização- o que não é verdade- e a desvalorização da nossa cultura, eu vejo, muitas vezes, as pessoas procurarem artes marciais orientais, em busca de uma filosofia de vida estrangeira, desmerecendo a nossa luta brasileira, mas, por falta de conhecimento- da nossa cultura nacional. 

Capoeira Primitiva retratada pela missão francesa no Brasil, séc. XIX.

  A Capoeira permite que os nossos filhos, cresçam com caráter e disciplina, pois essa luta permite desenvolvimento psicomotor e cognitivo, autoestima e musicalidade, além de formar cidadão que respeitam o próximo, e que estejam aptos a enfrentar as dificuldades e mazelas da vida.  Mas devemos evoluir com nossos erros, e aprender que muitas gerações sofreram com essa desmemorização e preconceito, nosso trabalho como educador é ressignificar esse conceito sobre a luta e arte Capoeira, lançando sementes para um futuro aonde a nossa cultura seja reconhecida e não desvalorizada. Neste momento lutamos para que seja colocado no seu devido lugar na memória como legado genuinamente brasileiro.

Referências:

Livros

1.NENEL, Mestre. Bimba: um século da Capoeira Regional. Mestre Nenel, Lia Sfoggia (Lua Branca) (organizadora); tradução de Valter Luís da Costa (Mascote); Salvador: EDUFBA, 2018. 

2. Bimba, M. (1983). Capoeira: Raízes e Filosofia. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia.

3. Marcondes, C. E. (2001). A Capoeira no Brasil. São Paulo: Editora USP.

4. Assunção, M. R. (2005). Capoeira: A Arte Marcial Brasileira. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

5. Santos, J. L. (2010). A Capoeira Regional de Mestre Bimba. Salvador: Editora da UFBA.

6. Almeida, R. (2013). Capoeira: História, Cultura e Prática. São Paulo: Editora Ática.


Artigos Acadêmicos

1. Marcondes, C. E. (2003). "A Capoeira como Expressão Cultural Brasileira". Revista Brasileira de Ciências Sociais, 18(52).

2. Assunção, M. R. (2007). "A Capoeira Regional: Uma Análise Histórica e Cultural". Revista de Estudos Afro-Asiáticos, 29(1).

3. Santos, J. L. (2012). "A Capoeira Regional de Mestre Bimba: Uma Abordagem Etnográfica". Revista de Antropologia, 55(2).

Teses e Dissertações

1. Silva, M. A. (2009). A Capoeira Regional: Uma Análise da Prática e da Cultura. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia.

2. Oliveira, R. C. (2015). A Capoeira Regional de Mestre Bimba: Uma Abordagem Histórica e Cultural. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo.

Documentários e Filmes

1. "Capoeira: Raízes e Filosofia" (1983), dirigido por Mestre Bimba.

2. "A Capoeira no Brasil" (2001), dirigido por Carlos Eugênio Marcondes.

3. "Capoeira: A Arte Marcial Brasileira" (2005), dirigido por Marcelo Motta.

Filme: Dança de Guerra

Música Quadra e Corridos: Mestre Mascote - Volta do Mundo


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