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segunda-feira, 1 de maio de 2023

ORIGENS DA CAPOEIRA REGIONAL OU LUTA REGIONAL BAIANA

ORIGENS DA CAPOEIRA REGIONAL OU LUTA REGIONAL BAIANA

 

É fato que a formulação da Capoeira Regional, está ligado historicamente, a fatos da década de 30. Mas com certeza a motivação foi a proibição da Capoeira no século anterior, com o Decreto número 847, de 11 de outubro de 1890, ao qual vamos citá-lo na integra:

“Código Penal da República dos Estados Unidos do Brasil

Decreto número 847, de 11 de outubro de 1890

Capítulo XIII - Dos “vadios e capoeiras”:

Art. 402. Fazer nas ruas e praças públicas exercício de agilidade e destreza corporal conhecida pela denominação Capoeiragem: andar em carreiras, com armas ou instrumentos capazes de produzir lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal;

Pena de prisão celular de dois a seis meses.

A penalidade é a do art. 96.

Parágrafo único. É considerado circunstância agravante pertencer o capoeira a alguma banda ou malta. Aos chefes ou cabeças, se imporá a pena em dobro.

Art. 403. No caso de reincidência será aplicada ao capoeira, no grau máximo, a pena do art. 400. Com a pena de um a três anos.

Parágrafo único. Se for estrangeiro, será deportado depois de cumprida a pena.

Art. 404. Se nesses exercícios de capoeiragem perpetrar homicídio, praticar alguma lesão corporal, ultrajar o pudor público e particular, perturbar a ordem, a tranquilidade ou segurança pública ou for encontrado com armas, incorrerá cumulativamente nas penas cominadas para tais crimes”.³

Esse decreto perdurou até idos de 1935, quando a Capoeira deixou de ser uma arte proibida, mas vai ser em 1957, que será enquadrada o ensino da capoeira pelo Dr.Gustavo Capanema. Então Ministro da Educação que oficializou na legislação vigente mediante a diplomação o título de instrutor o mestre de Capoeira a Mestre Bimba. 

Fonte: https://www.multirio.rj.gov.br/index.php/reportagens/16849-quem-foi-mestre-bimba,-criador-da-capoeira-regional (acesso 01/05/2023, as 13:58) "Mestre Bimba se concontra com Getúlio Vargas em 1953, dizeres de Vargas: Capoeira único esporte verdadeiramente brasileiro"

       Para conseguir essa façanha o jovem Cisnando juntamente com genealidade do Mestre Bimba e através da fundação do Centro de Cultura Física, sendo acrescido o “Regional Baiano”, uma alusão a Regional Baiana, ligando a junto a Federação Baiana de Pugilismo (FBP).

        Através da figura de Fauzi Abdala João, presidente da FBP e aluno de Bimba, que organizou um campeonato que foi o.trampolim que projetou a Capoeira. Um elo que uniu a Capoeira a Confederação Brasileira de Pugilismo, tornando realidade o sonho da Federação Baiana de Capoeira e a Confederação Brasileira de Capoeira. Esse mérito foi acrescido pela elaboração de um sistema de graduação, que estimula o estudo e desenvolvimento da capoeira criando regulamento como esporte surge um anteprojeto que oficializa a Regional, numa Capoeira com fundamentos e princípios. Tendo sido enquadrada como academia, na qual a legislação vigente não permitia na década de 30 sendo proibido o termo “escola” em entidades esportivas. Dái o termo: Centro de Cultura Física, que iria dissimular o nome Capoeira, e legaliza-la a sua prática. Esse mérito é de Mestre Bimba, pioneiro que criou a escola de capoeira legalizada

Foi na década de 30 que Cisnando, apaixonado em artes marciais, chegou a Salvador provindo do Ceará, era versado no jiujitsu, pelo Mestre Takeo Yano. Em uma roda no bairro do Curuzú em que Cisnando encontrou o “gigante negro”, Mestre Bimba.

Cisnando ficou impressionado, Mestre Nenel, filho de Mestre Bimba, descreve a figura genial do pai evidente aos olhos das pessoas que não entendiam: “... é complicado para algumas pessoas entenderem e aceitarem como um homem tão simples poderia ser tão sábio”. Então, Cisnando, logo se aproximou de Mestre Bimba, pelas suas habilidades exibidas e técnicas nitidamente superiores. Quis aprender o que Mestre Bimba criou: um método de ensino rápido de Capoeira e inovador com fundamentos, princípios e tradições próprias da capoeira e do Batuque (luta dos antigos afrodescendentes no Brasil, praticada pelo pai de Mestre Bimba).

Esse foi sem dúvidas um divisor de águas, dando origem a profissionalização de instrutor de Capoeira, Mestre Bimba, e seu método Regional, ganhou visibilidade e profissionalizou a atividade de instrutor e mestre de capoeira. Para época, em que a capoeira era tida como prática marginal, com certeza o que Bimba realizou pela Capoeira entrou pros anais historiográficos: legalização da Capoeira e da profissão de professor instrutor de capoeira.

Essa projeção da Capoeira ganhou vulto e visibilidade com a apresentação, ao então interventor, mesmo título de hoje para governador do Estado da Bahia, o Tenente Juracy Montenegro Magalhães, amigo de Cisnando de confiança e conterrâneo cearense. Que consentiu a exibição da Capoeira, no palacete do governo que fora apresentada pelo Mestre Bimba a elite baiana e nesse sentido começa a ganhar força a capoeira, mas teria que chegar até a esfera Federal para ser reconhecida.

Para ser permissivo a prática da capoeira, num período de endurecimento e repressão precisava chamar a atenção do presidente Getúlio Vargas. Assim Capoeira caiu nas graças da legalidade. Foi o que ocorreu, o então presidente o Dr. Getúlio patrocinou a Luta Regional Baiana. Em julho de 1953, Mestre Bimba realizou uma demonstração de capoeira para o presidente Getúlio Vargas, que declarou: “A capoeira é o único esporte verdadeiramente brasileiro”.

E o Sr. Manoel dos Reis Machado recebeu a diplomação do Ministério da Educação como Instrutor de Educação Física, a qual era limitado pelo Ministério somente aos professores licenciados e aos instrutores. Então, endossado e assinado o diploma pelo Ministro Gustavo Capanema.

Surge assim a primeira academia, ou seja, sala de aula de Luta Regional Baiana. Assim a própria Angola foi beneficiada pela criação da Regional.

Mestre Bimba foi o responsável pela legalização da Capoeira como luta no Brasil, o mérito é todo dele pela profissionalização do ensino da capoeira tudo isso decorreu de um lento processo de conquistas ao longo das décadas de 30 a 50. Nesse período de amadurecimento da metodologia e do ensino, na realidade, Bimba já tinha formulado os princípios e fundamentos desde 1910, mas a aprendizagem da Capoeira Regional será desenvolvida posteriormente por Mestre Bimba, todo crédito a sua genialidade, o “Criador da Regional”.

Criando assim um estudo organizado com fundamentos, princípios e tradições e organização num sistema de graduação acadêmica (daí a figura do estudante Cisnando e outros alunos de medicina que contribuíram para a organizar da graduação na Capoeira como em um curso superior de medicina). Assim serão definidas as técnicas e as metodologias da Luta Regional Baiana, ou Capoeira Regional. Fundando assim o “Legado de Bimba” e a sua projeção na sociedade baiana, no sudeste e norte do Brasil, e posteriormente no mundo. Desse pontapé inicial, Mestre Bimba e a Capoeira Regional ganhou valor e visibilidade, houve a profissionalização da capoeira, ganhando notoriedade e respeito. Esse fato oficializou e legalizou as academias de capoeira dentro do território nacional, instituindo a Capoeira como ensino.

Vai ser usada como instrumento educacional, visto com destreza aos praticantes. E vai ser dentro das escolas primárias brasileiras instituída como um método 100% nacional. Método de ensino aprendizagem extremamente eficiente que trabalha para formação de cidadãos e contribuí para cultura brasileira, e da memória cultural afrobrasileira e da influência das matrizes africanas em nossa sociedade.

SAIBA MAIS:

Filme Documentário: "Capoeira Iluminada" legado de Bimba

 https://www.youtube.com/watch?v=lw8Y7eCP7XQ

 Livro Referância:

NENEL, Mestre. Bimba: um século da capoeira regional. Mestre Nenel, Lia Sfoggia (Lua Branca) (organizadora); tradução de Valter Luís da Costa (Mascote); Salvador: EDUFBA, 2018.

 









 

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