music

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Trabalho Científico adaptado ao Ensino Médio

instruções para capa:

*cabeçário: primeira linha nome da escola centralizado...
*meio da folha: título do trabalho centralizado
*pular duas linhas...
*abrir caixa de texto alinhado á direita: nome, número e ano/série
                                                                 Matéria e nome professor
                                                                 Bimestre
*rodapé: Nome Município, ano letivo centralizado

*EXEMPLO DA CAPA:

EE. Prof.o Sebastião Fernandes Palma




Renascimento Comercial e Artístico do século XV


nome:_____ número:__  série:__
                  História- Prof. Ricardo     
1o ___Bimestre



Ribeirão Preto, 2015



Roteiro do Trabalho:

  1. Introdução (máximo 3 linhas) Exemplo: meu(nosso) trabalho é sobre o tema Renascimento Cultural e Artístico do século XV. Você somente apresenta o tema pesquisado.
  2. Desenvolvimento: lugar aonde coloca todas as informações pesquisadas nas fontes_livro, revista, jornal. internet. Não se perca com muitas informações seje objetivo e direto.
  3. Conclusão: leitura do desenvolvimento, ou seja, das informações pesquisadas (embasamento teórico) para criar um Artigo de Opinião Crítico (Redação)- mínimo 10 linhas, máximo 20 linhas.
  4. Fontes: ou Referências Bibliográficas
Livro:

ALBERTI, Verena. História oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, 1989.

BATLETT, Frederic Charles. Remembering: a study in experimental and social psychology. Cambridge: University Press, 1995.

BERGSON, Henry. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BOSI, Eclea. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3º Edição. São Paulo, Cia das Letras, 1994.

DE BARROS, Diana Luz Pessoa. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Editora Atica, 1991

CARDOSO, Fernando H. Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional: o negro na sociedade escravocrata do Rio Grande do Sul. São Paulo: DIFEL, 1962.

FERREIRA, Marieta. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1998.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

LÓTMAN, Iuri M.; USPENSKII, Boris; IVANOVI, V. Ensaios de Semiótica Soviética Lisboa: Livros Horizonte, 1981.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. 4º Edição. Revista Ampliada. São Paulo: Loyola, 1998.

MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisada. São Paulo: Contexto, 1992.

SANTOS, Milton. Por uma nova geografia. 4ª Edição. São Paulo: Hucitec, 1996.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 25ª ed., rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2006.

THOMPSON, E.P. A Formação da Classe Operária Inglesa. Trad. Denise Bottmann. Vol.1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, pp.09, 1987

VIDIGAL, L. Os testemunhos orais na escola- História oral e projetos pedagógicos. Lisboa: Edições Asa, 1996.


       
Internet:


http://escolaespacomemoria.blogspot.com.br/2015/02/se-gritar-pega-ladrao.html
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=191





Nenhum comentário:

Postar um comentário